domingo, 27 de janeiro de 2013

DIÁRIO DA HISTÓRIA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES


INTRODUÇÃO
    É com muita satisfação que inauguro com esta postagem uma série de narrativas sobre a História do município de Campos dos Goytacazes. Todas as postagens desta série ficarão compiladas na aba de mesmo nome do título da postagem na parte superior deste site. Assim a idéia é que em breve tenhamos o máximo de informação (conhecimento) acerca da nossa tão querida planície goytacá.
    Este trabalho não é de cunho científico, mas sim um diário (blog) onde irei narrar todas as experiências encontradas / vividas sobre a História de Campos e como encontramos história em tudo (lugares, monumentos, artes, pessoas, literatura, etc) esperem por muita coisa boa pela frente.
    E para começar "com o pé direito" iniciamos com um lugar sem igual em nossa cidade. O magnífico Solar do Colégio onde hoje é o Arquivo Público Municipal. Sejam todos muito bem vindos!

HISTÓRICO
   O nome Solar do Colégio está ligado a origem histórica da sua construção. Ele foi construído na segunda metade do século XVII para ser um colégio jesuíta para catequização de índios. Portanto é conclusivo afirmar que estamos falando do primeiro colégio de Campos! O primeiro espaço (guardadas as devidas críticas) para Educação! 
    Foi surpreendente fotografar uma construção deste porte, que é a  mais antiga do nosso município.  Ela é formada por 4 alas que formam uma espécie de quadrado com um pátio interno. Em uma dessas alas voltada para a estrada está a igreja que forma harmoniosamente uma elegante fachada. Veja nas fotos:



    O Solar foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em 20 de maio de 1946 e após algumas décadas recebeu acolhimento da Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF que cedeu o espaço ao governo municipal para instalação do Arquivo Público Municipal de Campos dos Goytacazes, que fora inaugurado em 28 de março de 2002.
    Um detalhamento mais apurado acerca da História do Solar do Colégio pode ser acessado em http://institutohistoriar.blogspot.com.br/2009/06/de-solar-do-colegio-arquivo-publico.html 


VISITAÇÃO
    A visitação é gratuíta e aberta ao público diariante das 9:00h às 16:00h. Gostaria aqui de registrar a importãncia que é conhecermos este espaço, que é público, é nosso. Visitando o Solar / Arquivo, não necessariamente para estudar ou fazer pesquisa científica, é possível entrar em contato com a nossa cultura, nossa história.
    Abaixo seguem algumas fotos interessantes, porém tem muito mais lá, como por exemplo o local onde está sepultada Benta Pereira.





ATUAÇÃO
    Bom, e qual a utilidade de um Arquivo Público? Para que serve?
    Um Arquivo serve para guardar e preservar a documentação do município. Além disso, o nosso Arquivo é responsável por manter e restaurar documentos antigos. Para tal, conta com um laboratório técnico, sendo o mais moderno do interior do estado do Rio de Janeiro.
    O Arquivo é dotado de uma biblioteca com obras raras acerca da história de Campos e adjacências e disponibiliza para pesquisa arquivos antigos da Cãmara Municipal de Campos e jornais da cidade. 



ACERVO
   Segundo site http://www.museusdorio.com.br, o acervo do Arquivo é composto de:

-- FOTOGRAFIAS DOADAS PELO IPHAN,

Referentes ao processo de tombamento do Solar em 1946;
-- COLEÇÃO ALBERTO LAMEGO,
Microfilmes, dos manuscritos doados pelo IEB/USP, abrange o período do século XVI ao século XIX;
-- CONSELHO ULTRAMARINO/BRASIL,
CD-Rom com cópias eletrônicas de manuscritos sobre a Capitania do Rio de Janeiro, do período entre 1616 e 1757. Obtido a partir do Projeto Resgate de Documentação Histórica Barão do Rio Branco, Ministério da Cultura e Biblioteca Nacional;
-- REGISTROS PAROQUIAIS DE TERRAS,
CD-Rom com registro de propriedade ou posse de terras na Província do Rio de Janeiro, a partir da Lei de Terras do Império, em meados do século XIX. Doados pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro;
-- REGISTROS SOBRE CAMPOS,
Microfilmes do acervo da Biblioteca Nacional sobre administração e saúde pública, correspondência e política da Câmara de Campos no século XVII e século XIX;
-- DOCUMENTOS DE ATIVIDADES COMERCIAIS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES,
Metade do século XIX até a primeira década do século XX;
-- DOCUMENTOS DE ESCRAVOS, CONSTITUÍDOS NOS SÉCULOS XVII E XIX,
Ação de liberdade, devolução de escravo, furto, óbito, nascimento, impostos, escritura, testamento, entre outros;
-- COLEÇÃO RIO DE JANEIRO,
Microfilmes oriundos da Biblioteca Nacional, material dos séculos XVII e XVIII sobre Campos dos Goytacazes e região: deliberações, ordens, agravo, correspondências, levantes e outros.

FUTURO
    O futuro do Arquivo Municipal pertence a nós. Sim, cabe a cada cidadão campista conhecer e reconhecer o Arquivo (como entidade pública), o Solar (como prédio histórico) e preservar sua memória. Assim seremos mais conscientes do nosso passado e melhores leitores do nosso presente.

Um comentário:

  1. Thiago, parabéns pela iniciativa. Eu serei uma leitora assídua, pois sou uma curiosa e tenho vontade de cada vez mais entender a história da cidade que hoje faz parte da minha vida.

    ResponderExcluir