quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

ESCOLA DE QUIXABA(PE) É REFERÊNCIA NACIONAL

Localizada no município de Quixaba, no Sertão de Pernambuco, a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva venceu o Prêmio de Gestão Escolar (PGE) 2012, consagrando-se como referência em gestão escolar no Brasil.
A escola disputou título com outras 9.693 instituições de ensino. A premiação aconteceu no auditório do Ibirapuera, em São Paulo, na tarde desta segunda-feira (5). Além do título de melhor escola, a unidade de ensino recebeu o prêmio de R$ 30 mil.
Antes de se sagrar vencedora, a escola chegou a ser finalista do PGE no ano de 2008. Como fórmula para o sucesso, a unidade de ensino sertaneja aposta em uma gestão inovadora, participativa e preocupada com o aprendizado de todos os alunos.


Para o gestor da escola, Ivan Nunes, que atua no cargo há 13 anos, essa é uma vitória de toda a comunidade da escola. “Os pais têm muita parte nisso, sempre contamos com muito apoio da família”, apontou.
Já para o secretário de Educação do Estado, Anderson Gomes, a vitória da escola é resultado de um trabalho contínuo. “A Tomé Francisco conseguiu, ao longo dos últimos anos, reunir professores, gestores e família em torno educação escolar. O comprometimento da comunidade escolar é indispensável. O sucesso acontece quando todos trabalham em equipe, em busca de bons resultados”, analisou.
Uma prova dos reflexos positivos da boa gestão escolar da unidade está os bons índices da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aferido pelo Ministério da Educação (MEC).


A escola ficou entre as dez melhores do Brasil nos anos iniciais do ensino fundamental, com média 7. O índice foi repetido no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), promovido pela Secretaria de Educação com os mesmos métodos do Ideb.
A ESCOLA - A unidade foi fundada em 1962, no vilarejo de Lagoa da Cruz, zona rural de Quixaba, no Sertão do Estado. Atualmente a unidade atende a cerca de 800 estudantes do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
PGE – O Prêmio Gestão Escolar visa melhorar o sistema educacional brasileiro, por meio de um processo formativo focado no ensino de qualidade com a participação da comunidade. Ele é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos; Fundação Roberto Marinho; Instituto Unibanco; Fundação SM, Fundação Itaú Social; Instituto Gerdau; Fundação Victor Civita; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Ministério da Educação (MEC); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Instituto Natura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário