XADREZ PEDAGÓGICO

    Esporte, Arte e Ciência. Assim pode ser definido o Jogo de Xadrez, também conhecido por Jogo dos Reis. Este jogo muito lúdico é bem mais simples do que a pompa que ostenta. Ele carrega vários mitos que não são verdadeiros. Basta ter um mínimo de coordenação motora para movimentar as peças e já reconhecer as letras do alfabeto e os números cardinais para começar a jogar, ou seja, uma criança de 4 anos de idade já é capaz movimentar as peças do jogo.
     A prática do jogo de xadrez tem crescido de maneira significativa em todo o país e não sendo diferente no estado de Rondônia também. São expressivos os números de alunos que já praticam o xadrez. Muitas são as escolas que já atuam com o jogo de xadrez como modalidade esportiva e atividade extraclasse.
    O Xadrez é uma atividade conceituada pela combinação de aspectos esportivos, culturais, artísticos e cognitivos e sua inserção na área educacional é reconhecida internacionalmente, já que sua pratica sistemática pelos estudantes contribui positivamente para o desenvolvimento de habilidades como memorização, raciocínio lógico dedutivo, avaliação estética, resolução de problemas, imaginação espacial e a criatividade.
    É uma atividade extremamente atrativa para os alunos, que descobre rapidamente as suas belezas que podem ser compartilhadas com seus colegas, através de partidas, resolução de problemas e composições estéticas alem de da interação com novas tecnologias. Sua implantação nas escolas é rápida e os custos razoáveis, permitindo que seu ensino ocorra em regiões sem maiores recursos ou alternativas. O Xadrez estimula o raciocínio lógico; melhora a concentração; desenvolve a tomada de decisões; estimula a memória; trabalha a paciência; aumenta a autoconfiança; estimula ao planejamento, a responsabilidade, o respeito mutuo, etc...
    O jogo de xadrez é uma excelente prática complementar, pois interage com diversas disciplinas escolares como a matemática, a história e até idiomas. Estudá-lo estimula também a imaginação, o planejamento e trabalha valores como responsabilidade, autoconfiança, respeito ao adversário e paciência.
    Atualmente muitas escolas brasileiras trabalham com Xadrez em forma de projeto complementar ou até mesmo como disciplina curricular (Estado do Paraná). É uma área ainda com muito que avançar e de enorme contribuição para a Educação.
    Para você que quer aprender ou melhorar no jogo, segue link com uma cartilha produzida pelo Ministério do Esporte para aprender a jogar, click aqui.
Adaptado deste link
  

Um comentário:

  1. Não entendi a parte "Este jogo muito lúdico é bem mais simples do que a pompa que ostenta".

    ResponderExcluir