quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ENTENDENDO O IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino nas escolas em todo país. O último e atual Ideb de 2011 declara a nota do Brasil sendo 5,0 nos anos iniciais do ENSINO FUNDAMENTAL , 4,1 nos anos finais do ENSINO FUNDAMENTAL e 3,7 no ENSINO MÉDIO. De acordo com essa nota, o Brasil é considerado um país com má qualidade de ensino, sendo que a nota meta para um ensino de boa qualidade é igual ou superior a 6.
O IDEB foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação para medir a qualidade de ensino no território nacional.
O índice é calculado através do rendimento escolar (aprovação e evasão) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na Prova Brasil.
O Ideb é medido a cada dois anos e apresentado numa escala que vai de zero a dez. A meta é alcançar o índice 6, o mesmo o resultado obtido pelos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), quando se aplica a metodologia do Ideb em seus resultados educacionais. Seis foi a nota obtida pelos países que ficaram entre os 20 mais bem colocados do mundo.
Agora veja no gráfico abaixo a evolução deste indicador no Brasil:





Nenhum comentário:

Postar um comentário