sexta-feira, 29 de junho de 2012

PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

    Estão abertas, até 14 de julho, as inscrições da seleção para pós-graduação Lato Sensu: especialização em Educação Tecnológica, na modalidade a distância, oferecido gratuitamente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ, em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – Cecierj / Consórcio Cederj. Para se candidatar é preciso ter ensino superior completo em qualquer área.
    No ato da inscrição, o candidato deve escolher entre os polos Cederj de Nova Iguaçu, Angra dos Reis, Petrópolis, Piraí e Volta Redonda. As inscrições são recebidas nos polos Cederj especificados no Anexo I do edital ou podem ser enviadas pelos Correios, via Sedex, para o endereço do CEFET/RJ – Av. Maracanã, 229, Bloco E, 1º andar, DIPED – Divisão de Projetos de Educação a Distância, Maracanã, Rio de Janeiro, CEP: 20.271-110 – Coordenadoria UAB – Cefet/RJ. O valor da taxa de inscrição é de R$30.
    O processo seletivo constará de análise dos documentos, do currículo e do memorial/redação, em que deverá constar a trajetória acadêmica e profissional do candidato, assim como suas expectativas quanto ao curso e sua relação com a área de Educação Tecnológica e/ou Educação a Distância.
    Contarão pontos na seleção experiência em Educação Profissional ou Educação Básica, em Educação Superior, ou como profissional ou aluno na área de Educação Tecnológica e/ou Educação a Distância. O curso tem duração de 18 meses e será composto por seis módulos. Cada módulo terá uma prova presencial, quando o aluno deverá obrigatoriamente comparecer ao polo.
    Veja abaixo o edital aqui.

terça-feira, 26 de junho de 2012

BOA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Sete estudantes do curso de Licenciatura em Física da UENF vão passar dois anos na Universidade de Coimbra, em Portugal, participando de grupos de investigação e cursando disciplinas. É o que prevê o projeto 'Intercâmbio de Saberes na Formação de Professores para Educação Básica', coordenado pela professora Marília Paixão Linhares, que acaba de ser aprovado pela Capes/Ministério da Educação.
    A iniciativa se insere no esforço de internacionalização da UENF, que enviou recentemente seus primeiros alunos de graduação para intercâmbios no exterior ao amparo do programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal.

UFF PASSARÁ A ADOTAR SOMENTE NOTA DO ENEM COMO VESTIBULAR EM 2013

    A partir de 2013, a Universidade Federal Fluminense (UFF) não realizará mais seu tradicional concurso vestibular. Para concorrer às vagas nos cursos de graduação da instituição no ano que vem, os candidatos precisarão necessariamente prestar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) edição 2012. Os estudantes deverão inscrever-se também no Sistema de Seleção Unificada do MEC (Sisu), edição 2013, para se candidatarem às vagas ofertadas pela UFF.
    O Sisu utiliza as notas do Enem como parâmetro de classificação, considerando o número de vagas em cada curso, por modalidade de concorrência. No momento da inscrição, o estudante precisará escolher até duas opções entre as vagas oferecidas pelas instituições de ensino, de acordo com sua preferência. Além disso, o candidato terá que definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas.
    Haverá ainda mudanças nas políticas afirmativas realizadas pela UFF. Até o ano passado, era utilizado o critério de bonificação das notas obtidas no vestibular ou no Enem pelos alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas estaduais e municipais. A partir da seleção de 2013, haverá uma reserva de 25% das vagas para os candidatos que tiverem cursado todo o ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas públicas municipais e estaduais.

sábado, 23 de junho de 2012

CONSTRUÇÃO DO CAMPUS DA UFF

Após muito tempo de expectativa começou a obra (fase de terraplanagem) para construção do Campus da UFF em Campos. O projeto prevê a construção de dois prédios de cinco andares. Localizado num terreno em torno da antiga "Ponte de Ferro" na Avenida XV de Novembro.
Esta obra representa um salto de qualidade na Educação Superior em nosso município, por isso vamos desejar rapidez na sua execução.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

CONCURSO DA UENF

Está em andamento mais um processo de seleção para cargos do funcionalismo público. As vagas são para a UENF em nível médio e superior. Maiores informações aqui na página da CEPUERJ.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

COMEÇOU RIO +20

Começou o evento mais importante e esperado sobre DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL para o nosso planeta. O Rio +20 está acontecendo sob a batuta da Organização das Nações Unidas e tem o Rio de Janeiro como seu palco principal.
O maior interesse deste evento é promover ações que garantam no futuro o desenvolvimento econômico das nações sem conflitos com a sociedade e o ambiente.
Segue um link preparado especialmente para este evento: Revista Brasilis

terça-feira, 12 de junho de 2012

GREVISTAS DAS FEDERAIS E GOVERNO MARCAM REUNIÃO

Está previsto para esta terça-feira o primeiro encontro entre professores e representantes do governo desde que a greve teve início, há 26 dias.
Pela primeira vez desde o início da greve dos professores das instituições federais de ensino superior, representantes dos docentes e do governo federal devem se reunir para discutir as reivindicações da categoria. A reunião foi marcada para a tarde desta terça-feira no Ministério do Planejamento, em Brasília